sexta-feira, 24 de maio de 2013

Moção de Registro


Moção de apoio aos estudantes das UNESP de Ourinhos, Marília, Assis e todos solidarizaram com as nossas lutas.
Nós estudantes da FCAVR (UNESP Campus Experimental de Registro) dos cursos de Agronomia e Engenharia da Pesca, deliberamos em assembleia geral realizada no dia 9 de maio de 2013 e por ampla maioria de votos, manifestar total apoio aos companheiros que estão em luta por uma universidade pública gratuita e democrática, de qualidade e a serviço do povo. Apoiamos em especial Ourinhos, Marília e Assis que já se encontram em greve e aos que cogitam a ideia de compor futuramente ou realizar paralisações e debates em seus respectivos Campi. Entendemos que a luta pela permanência estudantil, contra o PIMESP e a precarização da educação é uma pauta comum entre todos os Campi da UNESP e demais universidades do estado de São Paulo, portanto, viemos por meio desse manifestar nossa solidariedade e exigir o cumprimento das pautas e reivindicações de cada Campus imediatamente.
 A universidade pública vem se deteriorando e os frequentes ataques as condições de permanência estudantil forçam os poucos estudantes que conseguem passar pelo filtro social e elitista imposto pelo vestibular a abandonar seus cursos devido a dificuldade de se manter dentro da universidade. Sendo este um segundo filtro social que os obriga a desistir dos estudos por não terem condições de garantir o pagamento da própria alimentação, moradia e outros recursos necessários para sobrevivência. 
Nos últimos anos novos cursos foram criados em campus espalhados pelo Estado, através da lógica em que o governo juntamente com a reitoria da UNESP possam expandir vagas para lugares em que antes não havia uma universidade local ou próxima. Porém essa expansão tem sido feita sem qualquer cuidado, sem estudos específicos da região, das proximidades e das necessidades das populações ao redor, além de ser aplicado num formato totalmente precarizado que cria universidades de segunda linha ao mesmo tempo que não garante permanência aos estudantes. Esse caso se repete em nosso Campus, onde em março desse ano iniciou-se o curso de Engenharia de Pesca sem um quadro completo de docentes contratados, nem estrutura de laboratórios e acervo bibliográfico condizentes, além de outros problemas comuns a outros Campi da UNESP, listando-se  novamente a ausência de R.U,  moradia estudantil e a falta e atraso de bolsas de auxílio.
Além da precarização e abandono das universidades estaduais, o Governo do Estado apresenta um atestado de falência do ensino público básico e médio, transferindo a consequência desta falta de qualidade aos estudantes através do PIMESP (Programa de inclusão com mérito no ensino superior público paulista), um programa de caráter racista, segregacionista e precarizante que reforça a elitização educacional existente dentro da nossa universidade, tornando ainda mais burocrática e dificultosa a entrada dos filhos da classe trabalhadora.
 Por esses e outros motivos que nós do Movimento Estudantil da FCAVR/Registro acreditamos na luta contra a falência do sistema de ensino público de base e da precarização da Universidade pública, bem como na luta por melhores condições de permanência estudantil, repúdio ao PIMESP e por apoio a greve dos professores da rede pública estadual. Reivindicamos o cumprimento imediato do compromisso da Reitoria da UNESP e do Governo do Estado de garantir condições dignas de permanência estudantil e demais pautas colocadas pelo movimento.
Além disso, estamos comprometidos a trazer o debate para nossa realidade visando reforçar a necessidade de expandi-lo ao nível estadual e nacional de forma a agregar o maior número de estudantes, docentes e técnicos administrativos que compreendem a necessidade de uma reforma educacional que atenda as reais necessidades da classe trabalhadora e da sociedade.
Registro, 23 de maio de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário