domingo, 19 de maio de 2013

MOÇÃO DE APOIO DA MORADIA DE RIO CLARO


Nós estudantes organizados da Moradia Estudantil de Rio Claro, após deliberado em assembléia no dia 06/05/2013 às 23h30, viemos através deste demonstrar todo apoio à greve dos estudantes em: Marília, Ourinhos, Assis e Araraquara.
Por reconhecermos que a luta de cada campi não está indissociada a nossa luta; por uma universidade mais igualitária, não excludente e de qualidade, através das reivindicações:
  • À favor das cotas mas CONTRA o PIMESP, que não passa de uma proposta segregacionista e excludente do governo do Estado de SP, que vai totalmente de fronte ao que pensamos ser fundamentais para a criação de uma universidade PÚBLICA, GRATUITA e de QUALIDADE.
  • Pelo aumento da moradia estudantil e a construção da mesma (no caso de Ourinhos) pois sabemos que ter moradia é o mínimo que todo estudante deve ter para se permanecer estudante, somos contra a aumento de “bolsas auxílio aluguel” por não auxiliar nada mediante ao valor medíocre deste auxílio e aos altos preços imobiliários, sem contar que nosso ideal é que aumente o número de moradias estudantis que são materiais concretos onde ninguém a tira de nós e aumente a quantidade e valor (para um salário mínimo com reajuste conforme a inflação) das BAAE I, por considerarmos que estes itens são fundamentais/necessários para a permanência do estudante.
  • Contra a estrutura de poder vigente na UNESP, com os pesos de 70% para docente, 15% funcionários e 15% discentes, onde defendemos a paridade.
  • Contra a precarização do ensino que históricamente vem acontecendo com os descasos aos eixos do tripé: Ensino e Extensão; onde é dada importância somente ao produtivismo. Ataques da reitoria quanto à contratação de professores, recorrendo a contratação de bolsistas para suprir vaga de docente.
  • Contra as sindicâncias em Araraquara, onde estudantes foram injustamente abordados em SUAS casas, isto é, em suas privacidades, ao fazerem sexo. O que achamos ser um absurdo a burocracia se envolver na intimidade de cada um e ainda mais sindicar os envolvidos, o que ninguém faz nas casas dos burocratas. Tirar os estudantes da universidade e persegui-los excluindo-os das bolsas de permanência estudantil por fazerem sexo? Afronta total, como se ninguém fizesse sexo.
Em particular, em Ourinhos por ser um campus experimental sua luta é totalmente válida e necessita do apoio de todas as universidades, pois sozinhos dificilmente terão voz. Não podem ser deixados de lado por ser um campus experimental, necessitam também que haja políticas de permanência estudantil e um ensino não precarizado.
Enfim, apoiamos todas as demandas de cada campi e consideramos suas estratégias de lutas totalmente válidas e coerente, como diz Rosa Luxemburgo:
“Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem”.





Direção de Moradia de Rio Claro, 18 de maio de 2013.

2 comentários:

  1. Araraquara NÃO está em greve!!! 1300 pessoas disseram não à greve!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso vc discute com o pessoal de Rio Claro que escreveu a moção.

    ResponderExcluir