quinta-feira, 30 de maio de 2013

CHAMADO AO 2º CEEUF 2013, EM MARÍLIA

TODAS E TODOS AO CONSELHO DE ENTIDADES ESTUDANTIS DA UNESP/FATEC
O ensino público no Brasil enfrenta diversas dificuldades atualmente, e aqui no estado de São Paulo, não poderia ser diferente. Basta olhar para os acontecimentos na UNESP desde abril desse ano para ter ideia de que o Movimento Estudantil tem sido uma pedra no sapato da Reitoria. A partir de 17 de abril, algumas unidades começaram a deflagração de greves gerais para solicitar o atendimento de suas pautas de reivindicações específicas.
Nos dias 4 e 5 de maio foi realizado o Conselho de Entidades Estudantis da UNESP/FATEC (CEEUF), em Ourinhos, com a presença de 250 participantes de 32 entidades no total de 12 campi, delegações da USP, UNICAMP e UNILA e lideranças indígenas para pensar numa maneira de aprofundar os debates sobre permanência estudantil, a estrutura de poder da universidade e o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista, o PIMESP. O debate foi centrado em como articular uma pauta de reivindicações que fosse capaz de atender às necessidades comuns de cada campus, resultando num documento final que foi direcionado à Reitoria e um calendário de manifestações unificadas.
A partir de então, o debate começou a se espalhar por diversas outras unidades, que sequer sabiam das greves, mas que aderiram em solidariedade às mobilizações em curso enviando cartas, delegações e doações. No dia 17 de maio, estudantes de 12 campi, metade do total, foram até a Reitoria da UNESP, no centro de São Paulo, para se manifestar. Ocorreu uma reunião com a Administração e a Assessoria Jurídica da universidade, que não debateu nossas reivindicações, mas se colocou à disposição de ajudar com o aporte jurídico necessário à reorganização do Movimento Estudantil e do Diretório Central de Estudantes (DCE). As negociações mal começaram!
Nos dias 14, 15 e 16 de junho, em Marília, será realizado outro Conselho de Entidades Estudantis da UNESP/FATEC e o Fórum de Moradias da UNESP, dois espaços de inform(ação). As e os interessados devem chamar Assembleias de Curso para eleger um(a) delegada(o), e Assembleia Geral para escolher um(a) representante por campus. Para ter sua participação confirmada, é necessária a Ata da Assembleia que o elegeu e o estatuto da entidade que representa e apresentar durante o Conselho.
Como a Reitoria se comprometeu a arcar com os custos relativos à nossa organização, nós devemos protocolar o pedido de transporte para negociarmos nas próximas reuniões de negociação.
CONTRA O PIMESP, COTAS PROPORCIONAIS JÁ!
POR POLÍTICAS EFETIVAS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL!
FIM DO 70-15-15! DEMOCRACIA NA UNIVERSIDADE JÁ!
PELA II ASSEMBLEIA ESTATUINTE DA UNESP!

Nenhum comentário:

Postar um comentário